Colégio de Dirigentes debate com a comunidade situação política do país e repercussão no Ifes

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 13h24 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2016, 11h34

Cefor int

Debate no Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor) contou com participação presencial e online. Mais de 200 estudantes acompanharam pela plataforma virtual de aprendizagem.

Alunos, professores e servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão tendo a oportunidade de debater e expressar sua opinião sobre a situação política do país e sua repercussão na instituição. Os debates, coordenados pelo reitor Denio Rebello Arantes, estão acontecendo nos campi e têm contado com a ampla participação da comunidade. A rodada conversas foi definida pelo Colégio de Dirigentes do Ifes, que reúne os diretores-gerais de todos os campi, os pró-reitores e o reitor da instituição. Os encontros já aconteceram nos campi Nova Venécia, Montanha, Vitória, Vila Velha e no Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor).

Na primeira parte, Denio Arantes expõe o histórico da instituição e suas conquistas nos últimos anos. O reitor apresenta dados e contextualiza o desenvolvimento do Ifes na conjuntura política atual. Denio também expõe a necessidade da comunidade formular estratégias de futuro diante das possíveis dificuldades que serão enfrentadas pela educação pública, caso haja uma ruptura do modelo que possibilitou a expansão da Rede Federal, implementado nos últimos anos pelo Governo Federal.

Em seguida, os presentes podem apresentar suas análises do cenário e propostas, em formato de discussão livre por meio de inscrições do plenário. Cada debate tem características próprias, relacionadas com a opinião da comunidade sobre as questões da política mais geral, mas todos têm mantido o foco na importância do Ifes e do aprofundamento de sua relação com a sociedade.

Futuro

Nos debates, os participantes expressaram preocupação com o futuro da instituição, mas demonstraram esperança quanto à capacidade do Ifes em mostrar seu valor.

A estudante Pietra Carolina, 19, aluna do curso técnico em Edificações do Campus Vitória, falou da importância do Ifes para a sociedade. “O Ifes representa a inclusão daqueles que foram excluídos de qualquer acesso à educação e às demais políticas públicas nos últimos 500 anos”, disse. Ela expressou ainda sua expectativa em relação ao futuro da instituição e apresentou sua proposta. “Nosso papel é resistir às investidas de qualquer política que queira diminuir nossa importância, com o fortalecimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. A sociedade saberá reconhecer nossa importância e nos ajudará nos tempos difíceis”, reforçou.

Segundo Denio Arantes, o papel institucional da Reitoria é o de garantir um debate que possa permitir a manifestação de todas as posições políticas, sempre colocando a instituição como prioridade absoluta. “Todos que quiserem ajudar a carregar a bandeira do Ifes serão bem-vindos”, disse.

Posicionamentos

Segundo o reitor Denio Arantes, já há posicionamento institucional do Ifes acerca da situação política e em defesa da democracia, tanto como signatário do manifesto público do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), quanto na Carta Aberta dos Dirigentes do Ifes. No debate do Cefor, o reitor deixou claro que não há uma visão inocente sobre o quadro político nacional e seus impactos na instituição. “Há uma clara ação de defesa da instituição que deve ser discutida e empreendida pela comunidade”, manifestou-se.

Agenda

Para os próximos dias, estão previstos debates nos campi Colatina e Itapina (03), Serra e Santa Teresa (04), Ibatiba e Venda Nova do Imigrante (05). Podem participar alunos, professores e servidores técnico-administrativos de toda a rede.