Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Campus Vila Velha realiza sessões de cinema e debates com o tema “Rupturas Democráticas no Brasil”

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 15h11 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 15h42

Programação é aberta à comunidade e acontece nesta e na próxima sexta-feira (29 de abril e 6 de maio).

O Campus Vila Velha realiza, nesta e na próxima sexta-feira (dias 29 de abril e 6 de maio), sessões de cinema seguidas de debates que são abertos a toda a comunidade. A atividade foi batizada de Cine-Debate e tem o tema “Rupturas Democráticas no Brasil”. Nos dois dias, a programação acontece no pátio do prédio acadêmico do campus, às 14 horas.

A proposta é refletir sobre a conjuntura atual do País com o auxílio de filmes que retratam a última grande ruptura institucional, ocorrida no ano de 1964. Nesta sexta (29), haverá a exibição do filme “Jango” e um debate com o professor Ernesto Charpinel, do Campus Aracruz. No dia 6 de maio, será exibido o filme “Batismo de Sangue”, e haverá debate com os professores Diemerson Saquetto e Rodolfo Chaves.


Veja as sinopses dos filmes:

Jango” (1984), do diretor Sílvio Tendler, que retrata a trajetória política do ex-presidente da República João Goulart, que assumiu a presidência sob forte crise política e institucional provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros. O objetivo deste filme é fazer uma introdução ao período que antecede o Golpe de 1964, compreendendo o contexto nacional e internacional que possibilitaram a usurpação do poder pelos militares.

“Batismo de Sangue” (2007), do diretor Helvécio Ratton, é baseado no livro de Frei Betto, que retrata a participação de frades dominicanos na resistência à ditadura militar. Este filme mostra sem censuras como foi a tortura nos porões da ditadura no Brasil, onde a violência psicológica e física eram empregadas sem nenhum tipo de controle. Com esse filme, pretende-se evidenciar o estado de exceção pelo qual o Brasil passou nos 21 anos de regime militar.

Fim do conteúdo da página