Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Conselho Superior dá início ao processo eleitoral para renovar representantes de alunos, técnicos e docentes

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h54 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h54

Previsão é de que todo o processo seja realizado no mês de maio.

Foi iniciado o processo eleitoral para a escolha de novos representantes para o Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O Conselho é o órgão máximo da instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; entre outas atribuições.

O presidente do Conselho, o reitor Denio Rebello Arantes, encaminhou no dia 20 de abril um memorando aos diretores-gerais orientando sobre a instalação de comissões para organizar a consulta pública que escolherá os representantes dos Colégios Eleitorais dos campi. Em todos eles, serão eleitos representantes dos estudantes.

Haverá votação de docentes e servidores técnico-administrativos em alguns campi que ainda não existiam na época da eleição anterior; ou ainda para regularizar mandatos diferentes. Os Colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois.

O cronograma do processo eleitoral está em fase de definição por cada campus, mas a previsão é de que todas as etapas – com inscrição das chapas, votação para os Colégios Eleitorais e escolha dos representantes efetivos e suplentes do Conselho Superior – sejam realizadas ainda no mês de maio.

Poderão inscrever e votar nas chapas todos os servidores do quadro ativo e permanente do Ifes; além de todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação. Os alunos da modalidade Ensino a Distância poderão votar no campus ao qual estiverem vinculados.

Fim do conteúdo da página