Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Inscrições para mestrado em Engenharia de Controle e Automação vão até 1º de julho

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 14h54 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 15h02

Curso é ofertado pelo Campus Serra e tem 25 vagas abertas, das quais três são reservadas para servidores do Ifes.

Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para o Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação, ofertado pelo Campus Serra. O curso tem 25 vagas, sendo três destinadas a servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e as outras 22 para ampla concorrência. A taxa de inscrição é de R$ 100, e a isenção pode ser solicitada até esta sexta-feira (24).

Podem se inscrever graduados em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia das Telecomunicações, Engenharia Eletrônica e Engenharia Civil; ou interessados que possuam bacharelado em Física, Química, Matemática, Estatística, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via Sedex. Os formulários e documentos exigidos no edital devem ser endereçados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação (Propecaut), no Campus Serra do Ifes. O campus fica na Rodovia ES-010 – Km 6,5, no bairro de Manguinhos, na Serra. O CEP é 29173-087.

O mestrado tem duas linhas de pesquisa, sendo que cada candidato deve obrigatoriamente se inscrever em uma delas. Na linha “Sistemas de Controle e Automação (SCA)” os objetivos são o desenvolvimento de novas arquiteturas de sistemas analógicos e digitais para controle de processos e a análise e síntese de novos controladores ou novas abordagens de sistemas de controle em geral.

Já a linha “Sistemas Inteligentes (SInt)” tem como objetivos o desenvolvimento de sistemas computacionais que envolvem as temáticas relacionadas aos sistemas de tempo real, o aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, mineração de dados, redes, processamento de linguagens naturais, inteligência artificial, algoritmos de otimização e processamento de sinais e imagens.

O Processo Seletivo terá três etapas: análise curricular, exame de suficiência em Língua Inglesa e exame de conhecimentos específicos. É necessário atingir a pontuação mínima de 60 para ser classificado. O resultado final está previsto para o dia 21 de julho. As aulas terão início no dia 8 de agosto.

Isenção de taxa
Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, até o dia 24 de junho, os candidatos que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que possuam renda familiar mensal de até meio salário-mínimo per capita ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos. Os documentos para solicitação devem ser enviados via Sedex ou podem ser entregues pessoalmente na Diretoria de Pesquisa e Extensão do Campus Serra, que fica aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Acesse o edital do PS 32/2016 – Mestrado Profissional em Engenharia de Controle e Automação.

Fim do conteúdo da página