Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Comissão vai conduzir a elaboração da Política de Capacitação dos Servidores do Ifes
Início do conteúdo da página

Comissão vai conduzir a elaboração da Política de Capacitação dos Servidores do Ifes

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 15h34 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 15h36

Documento terá o objetivo de garantir oferta ampla e diversificada de formação em diferentes níveis, para contribuir no desenvolvimento dos servidores e atender aos objetivos estratégicos do Ifes.

Uma comissão foi nomeada nesta quarta-feira (15) para conduzir os trabalhos de elaboração da Política de Capacitação dos Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O grupo é formado por representantes da área de gestão de pessoas, das pró-reitorias, da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da Assessoria de Comunicação Social do Ifes.

A política terá o objetivo de garantir a oferta de um amplo e diversificado conjunto de ações formativas, em diferentes níveis de ensino e metodologias, com o fim de contribuir na integração, formação e desenvolvimento profissional dos servidores, de forma a valorizar o indivíduo e atender os objetivos estratégicos do Ifes. A proposta é também oferecer mais transparência e isonomia nas ações de capacitação.

“A ideia é estabelecer as condições mínimas para realização de capacitação dos servidores no âmbito do Ifes, atendendo o que está previsto na legislação”, explica a servidora Niciane Estevão Castro, que é membro da comissão e servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria.

A política será construída em quatro etapas. A primeira será elaboração do texto-base, que inclui justificativa, objetivos e diretrizes do documento. A segunda etapa tratará das normas para a concessão de ações de capacitação aos servidores, em relação a custeio, licença e afastamentos, inclusive com um levantamento da legislação pertinente e das necessidades institucionais.

A terceira fase abordará as diretrizes para a criação do Plano Anual de Capacitação previsto no Decreto nº 5707/2006 – que inclui, por exemplo, a elaboração de um diagnóstico das necessidades para o estabelecimento de prioridades por área. Por fim, a última fase será de consulta pública e submissão aos órgãos colegiados.

A ideia é que a comissão discuta até o final de julho o texto-base que será levado a consulta pública, e em seguida as contribuições consolidadas serão submetidas ao Conselho Superior do Ifes.


Acesse a portaria de nomeação da Comissão para a Política de Capacitação dos Servidores do Ifes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página