Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Ifes sedia o Congresso Internacional da WFCP e a 40ª Reditec

Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 18h35 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2016, 14h32

Eventos acontecerão, de forma conjunta, na Praça do Papa, de 23 a 27 de setembro deste ano.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é o organizador de dois importantes eventos sobre Educação Profissional e Tecnológica. Um deles é edição de 2016 do Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês), o outro é a tradicional Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que está em sua quadragésima edição.

Os eventos acontecerão de 23 a 27 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória. Será montada uma estrutura única de cerca de 7 mil metros quadrados, que inclui sete auditórios, quatro salas de reunião, restaurante, área de exposição, sala vip e sala de imprensa. A proposta é que gestores da Rede Federal e de mais de 60 países participem dos dois eventos, discutindo “O Papel da Educação Profissional no Século 21”, tema que norteia toda a programação.

As inscrições para o público internacional começam no dia 29 de abril. A partir de 29 de maio, os gestores da Rede Federal também poderão realizar suas inscrições. A expectativa é que cerca de 1500 pessoas participem. Os eventos são realizados pela Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio do Ministério da Educação (MEC).

Programação
A programação preliminar já está disponível no site do evento e inclui mesas-redondas, conferências, seminários e atrações culturais. Entre os palestrantes confirmados estão o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”, que abordará as perspectivas para a sociedade do século 21; e o britânico Robert Cowen, que é especialista em educação comparada e falará sobre a história da educação profissional no mundo.

As discussões serão balizadas e divididas segundo a proposta dos “grupos de afinidade”, que são sete: “Pesquisa Aplicada e Inovação”, “Escolas Verdes”, “Altas Competências”, “Serviços ao estudante”, “Desenvolvimento de liderança”, “Acesso à aprendizagem e Emprego”, “Empreendedorismo”. O objetivo das discussões é estabelecer uma visão de futuro para a educação profissional, pensando quais são as perspectivas da área, os desafios que serão enfrentados pelas instituições, e as estratégias que podem ser adotadas para solucionar as demandas do futuro.

O Congresso Internacional da WFCP também possui dois eventos prévios: o International Youth Camp, que reúne estudantes de diversas partes do mundo; e o LeaderShip, um curso de formação de lideranças. As programações desses pré-eventos serão divulgadas até o final deste mês. 

Edital de Patrocínio
O Conif lançou o edital de chamamento público para captação de patrocínio e apoio para os eventos. Os interessados têm até o dia 28 de abril para responder ao chamamento, que contém várias opções de cotas, e ainda detalha eventos paralelos que serão realizados. Acesse a página http://wfcp.ifes.edu.br/editais/ e confira mais informações.

Edital interno para seleção de voluntariado
Está prevista a publicação de um edital de seleção de voluntários para apoio ao evento. Poderão se inscrever servidores e alunos de todos os campi do Ifes, e algumas vagas selecionarão pessoas com fluência em inglês ou outras línguas, como francês, espanhol, alemão e mandarim. Os selecionados atuarão no receptivo do evento, no credenciamento, e nas diversas salas da estrutura do evento.
Os selecionados receberão certificados de participação em evento, como voluntários bilíngues.

Informações sobre os eventos podem ser encontradas no site do evento. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página